IV Concurso Nacional de Composição Música Hoje

EDITAL N.o 05/2017 PROEC/UFPR IV Concurso Nacional de Composição Música Hoje

A Universidade Federal do Paraná, em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba/Instituto Curitiba de Arte e Cultura/Camerata Antiqua de Curitiba e a Bienal Música Hoje, torna público o Edital do IV Concurso Nacional de Composição Música Hoje, dedicado a fomentar a produção de música orquestral nova no Brasil.

1. Do objeto
O presente edital tem como objeto a quarta edição do concurso nacional de composição Música Hoje, nesta edição realizado em parceria com a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba. As obras finalistas serão executadas pela Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba durante a IV Bienal Música Hoje, nos dias 25 e 26 de Agosto de 2017.
Dos candidatos
Estão habilitados a participar do IV Concurso Nacional de Composição Música Hoje compositores brasileiros, natos ou radicados, residentes no Brasil ou no exterior, sem limitação de idade. É vedada a participação a compositores diretamente envolvidos na organização da IV Bienal Música Hoje, a saber: integrantes do Ensemble entreCompositores, do Conselho Artístico da IV Bienal Música Hoje, e da Coordenação Acadêmica do Seminário de Inverno de Música Contemporânea em Curitiba.

2. Das obras
As obras inscritas para o IV Concurso Nacional de Composição Música Hoje não precisam ser inéditas, porém não podem ter sido publicadas oficialmente. Obras premiadas, encomendadas, ou gravadas, serão aceitas nesta edição do concurso. Ademais, as obras devem ter sido compostas há, no máximo, cinco (5) anos; portanto, quaisquer registros ou referências às obras, anteriores a 4 de Maio de 2012, resultarão na desclassificação imediata da referida obra.

a. Formação
As obras deverão ser escritas para a Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, com a seguinte formação máxima:
6 Primeiros Violinos 5 Segundos Violinos 5 Violas
4 Violoncelos
1 Contrabaixo
1 Piano ou Órgão Positivo (4 oitavas [Dó1 – Dó5], Registro único [Flautas]) ou Cravo (1 executante)

b. Duração
As composições deverão ter entre 8 e 15 minutos de duração.

4. Da seleção
A seleção da obra vencedora ocorrerá em duas etapas:

a. Etapa Preliminar:
A Comissão Julgadora, indicada pela direção da IV Bienal Música Hoje, selecionará dentre as obras enviadas no máximo três (3) composições para serem executadas na Etapa Final durante a IV Bienal Música Hoje. A Comissão Julgadora se reserva o direito de aprovar um número menor que o estabelecido, podendo inclusive optar por não aprovar obra alguma, se julgar que as obras concorrentes não têm mérito técnico e artístico condizente com o Concurso.

b. Etapa Final
As obras selecionadas para a Etapa Final serão apresentadas em concerto pela Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba, sob regência de Márcio Steuernagel, nos dias 25 e 26 de Agosto de 2017 às 20h e 18h30, respectivamente, na Capela Santa Maria – Espaço Cultural, como parte integrante da IV Bienal Música Hoje, com presença de Banca Julgadora. O concerto será aberto ao público, que terá direito a voto ambos os dias, representando o voto do público o equivalente a um integrante da Banca Julgadora para seleção da obra vencedora. A obra vencedora será anunciada ao final do segundo dia de concerto.
A Banca Julgadora, apontada pela direção da IV Bienal Música Hoje com integrantes diferentes dos da Comissão Julgadora, reserva-se o direito de abster-se da premiação, caso a maioria absoluta de seus integrantes, incluindo o voto representado pelo público, considerar que nenhuma das obras finalistas tem mérito artístico e técnico condizente com o Concurso.

5. Dos critérios de seleção e premiação
a. Qualidade musical da obra;
b. Viabilidade de execução em quatro ensaios.

6. Da premiação
a. Execução em concerto oficial da Temporada 2018 da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba
b. Gravação de registro de ambos os concertos, sendo vedada sua utilização para fins comerciais.
c. Edição de partitura e partes pela Editora UFPR, a partir de edição eletrônica providenciada pelo compositor em prazo estabelecido pela Editora.

7. Do cronograma

1a Etapa
4 de Maio a 3 de Julho de 2017
Envio de inscrições e grades das obras.
10 de Julho de 2017
Anúncio das obras selecionadas para a 2a Etapa

2a Etapa
10 a 24 de Julho de 2017
Envio de documentação e partes orquestrais das obras finalistas.
25 e 26 de Agosto de 2017
Concertos com obras finalistas e votação do público.
26 de Agosto de 2017
Anúncio da obra vencedora do IV Concurso Nacional de Composição Música Hoje.

8. Das inscrições
As inscrições deverão obrigatoriamente ser enviadas pelo correio através de SEDEX (no remetente deverá constar apenas pseudônimo e endereço – estes envelopes serão descartados antes do encaminhamento à Comissão Julgadora da Etapa Preliminar, impossibilitando a identificação do proponente), tendo como destinatário:

IV CONCURSO NACIONAL DE COMPOSIÇÃO MÚSICA HOJE
Universidade Federal do Paraná
Coordenadoria da Cultura/Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Paraná
Travessa Alfredo Bufren, 130 – 3o Andar
orquestra@ufpr.br   (41)3310-2640

As inscrições serão encerradas no dia 3 de Julho de 2017, sendo desconsideradas as inscrições feitas após a data de encerramento. Obras recebidas entre 3 de Julho e 7 de Julho, mas com data de postagem até 3 de Julho, serão consideradas; obras recebidas após e 7 de Julho, mesmo que com a data de postagem anterior a 3 de Julho, serão desconsideradas. O comprovante de envio por Sedex documentando a entrega da obra ao Instituto Curitiba de Arte e Cultura, servirá de comprovante da inscrição, valendo a data de postagem para fins de prazo de inscrição; A UFPR, a FCC/ICAC e a Bienal Música Hoje não se responsabilizam por projetos extraviados, não entregues no endereço ou fora de prazo determinados neste Edital.


Os proponentes deverão apresentar sua proposta em um só volume contendo dois envelopes, sobrescritos apenas com o pseudônimo do proponente e o título da obra proposta, contendo:
a. um deles, folha informando pseudônimo, nome do proponente e título da obra proposta, acompanhada de ficha de inscrição integralmente preenchida, declaração de liberação de direitos autorais, e demais itens de documentação especificados abaixo.
b. o outro, três cópias impressas de partitura digitalizada em computador, identificadas, exclusivamente, com o título da obra e pseudônimo, e informando a minutagem e o ano de composição.

9. Da documentação
a. cópia legível do RG e CPF.
b. currículo curto (10 a 15 linhas) com fotografia
c. ficha de inscrição integralmente preenchida (em anexo)
d. declaração de liberação de direitos autorais assinada (em anexo)

10. Contato
Universidade Federal do Paraná
– Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Paraná Travessa Alfredo Bufren, 130 – 3o Andar
orquestra@ufpr.br (41)3310-2640

Casos omissos serão julgados pela comissão organizadora que é, em conjunto com a

Comissão e Banca Julgadora, soberana, não cabendo recurso às suas decisões.

Janete Andrade
Coordenadora de Música Erudita – Fundação Cultural de Curitiba

Márcio Steuernagel
Regente – Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Paraná Quadro de Diretores (Ensemble entre Compositores) – Bienal Música Hoje

Curitiba, 4 de Maio de 2017

3 Jul 2017